18.2.09

Pelo menos parou de chover...

No meio da tagarelice da Joana, 3 frases se destacam ultimamente. Posso dizer que são os bordões do momento, expressões que ela usa nas mais diversas ocasiões.

"É bom para a saúde". Ela aprendeu essa na escola, eu acho a coisa mais fofa e já adotei também. Embora não tenha adotado só porque acho fofo, mas pelo motivo menos nobre de ser uma ótima estratégia de convencê-la das coisas, usando suas próprias armas. Não quer comer, beber, fazer alguma coisa? Eu apelo. "mas é bom para a saúde!" Já ela usa nos momentos em que a gente menos espera. Como hoje, quando pegou um limão na mesa, mordeu com casca e tudo para logo em seguida reclamar: "tá queimando na minha boca!". E completar: mas é bom para a saúde, né? (em minha defesa, esclareço que eu disse que não, nesse caso não é bom para a saúde, e fui buscar um copo d'água).

"Pelo menos parou de chover". Ensinamento do Charlie, do Charlie e Lola. Quando ela usou pela primeira vez, ninguém segurou o riso. Estávamos há horas rodando de carro procurando uma vaga pra estacionar, quando ela solta: "pelo menos parou de chover". E não tinha chovido, é bom explicar, pra deixar claro a sutileza do raciocínio. Uma sábia, minha filha. Ela viu que fez sucesso e não parou mais de repetir. Eu já adotei como filosofia de vida.

"Como assim?" Essa é daquelas que eu não esperava tão cedo. Talvez seja um treinamento para a fase dos "porquês". Explicações simples não servem mais. A não ser que eu diga que é bom para a saúde (hohoho) qualquer argumento é rebatido com um "mas como assim?". Daí eu tenho que explicar melhor e, quando estou crente que ela está satisfeita, ela vem com outro "mas como assim?". É por tal, tal e tal coisa, minha filha. Mas como assim tal, tal e tal coisa? E vamos nessa até o infinito. É engraçadinho nas primeiras vezes. A gente fica feliz que não está criando uma criança conformista. Se orgulha de tanta sede de saber. Depois... bem, depois, quem tem filhos sabe.

(tô amando os leitores e amigos "das antigas" ressurgindo das cinzas... assim eu até me empolgo pra escrever mais bocozices aqui - sem prejudicar as joanices).
 

Free Blog Counter